O Movimento Pró-Vidas da BR-381 informou que a licitação do Lote 8B, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Caeté, um ponto crucial na saída da capital, está sendo auditada pela Controladoria Geral da União (CGU). Conforme relatado pelo coordenador do Movimento, Clésio Gonçalves, o processo de licitação, inicialmente marcado para o dia 4 de dezembro, “pode ser adiado, dependendo dos problemas identificados pela CGU”.
Após contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Movimento buscou a orientação da Dra. Laura Ávila, do Tribunal de Contas da União (TCU), que intercedeu junto ao diretor de auditorias da CGU, Dr. Tiago Aguiar. Segundo Clésio Gonçalves, a Dra. Ávila tem sido uma aliada constante e facilitou o diálogo com a Controladoria.
Por sua vez, o Dr. Aguiar “se prontificou a receber uma comitiva do Movimento Pró-Vidas para esclarecer a situação da licitação.” Ele, que conhece bem a BR-381 por ser natural de Abaeté, afirmou estar disposto a ajudar a evitar que o processo seja postergado. De acordo com Gonçalves, “a intenção do Movimento, é conhecer a situação e ver como pode agir para que o processo licitatório não sofra atrasos pois, o trecho do lote 8 B é o que tem mais congestionado a BR-381.”
Lote 8B
O Lote 8B faz parte do certame anunciado pelo Ministério dos Transportes e foi publicado no Diário Oficial em setembro. Com obras que podem se estender por aproximadamente 13,4 quilômetros entre as cidades de Belo Horizonte e Caeté, esse trecho é conhecido pelos frequentes congestionamentos e paradas que podem durar horas na chegada e saída da capital, no sentido Vitória.
Após o leilão de concessão da rodovia, que inclui cerca de 296,3 km entre Caeté e Governador Valadares e foi assinado pelo ministro Renan Filho em agosto, algumas modificações no projeto foram realizadas para viabilizar e garantir a concessão. Uma dessas modificações foi a divisão do percurso em dois lotes: 8A e 8B. Estes lotes, que estão sob a responsabilidade do DNIT, abrangem trechos menores em extensão em comparação ao trecho total concedido, porém incluem áreas críticas, onde grande parte do trajeto não possui acostamento, sendo uma via de mão dupla. Enquanto o Lote 8A (Ravena – Caeté) está em análise pela empresa vencedora da licitação, o Lote 8B prevê que empresas interessadas enviem propostas assim que a licitação, prevista para 4 de dezembro, seja anunciada.